Powered By Blogger

sábado, 26 de março de 2011

Estilo clássico de Dilma Rousseff contrasta com ousadia da primeira-dama Michelle Obama



Uma é mais discreta, conservadora e clássica. A outra é mais ousada, moderna e sofisticada. Na manhã deste sábado (19), a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, subiram juntas a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília.

Como sempre acontece nesse tipo de encontro, todos os olhos se voltam para o estilo da mulher bem-sucedida: roupas, cabelos, maquiagens entram em foco.
O R7 ouviu especialistas em moda para que comparassem o estilo da mulher mais poderosa do Brasil com o da primeira-dama mais admirada dos últimos tempos. Ocupando cargos e posições diferentes, elas têm estilos e tipo físicos dissonantes.

Enquanto Dilma aposta em calças, sapatos baixos e conjuntos com saias e blazers, Michelle vai além. A mulher do primeiro presidente negro dos EUA gosta de usar roupas de jovens talentos da moda e aposta até em roupas de magazines populares.

Referência no mundo da moda, ela surpreende por suas escolhas. Em fevereiro deste ano, foi ao Today, um dos programas de TV mais famosos dos EUA, usando um vestido de bolinhas da H&M de US$ 35 (cerca de R$ 58) combinado com sapatos amarelos e cinto laranja.

Andréia Miron, consultora e professora de moda da Faculdade de Moda Santa Marcelina, comenta o fenômeno fashion que é Michelle Obama.

- Michelle é muito ligada à moda, a nomes de estilistas, primeiro incorporou os americanos, depois os europeus. Como tem mais liberdade, ela consegue trabalhar as modelagens, as estampas e as cores melhor que a nossa presidente. Como ela ousa nas propostas, antecipa a questão da moda, tornando-se uma referência. Ela sabe usar até mesmo ‘fast fashion’ com elegância.

Já o guarda-roupa de Dilma é bem menos empolgante do que o da primeira-dama americana. Mas, embora não seja uma referência fashion, a nossa presidenta não deixa de ser elegante, dizem os especialistas.

Veja galeria com o estilo de Dilma e Michelle

De acordo com Ivan Bismara, professor do curso de moda da Faap (Faculdade Armando Álvares Penteado), existe uma explicação para as escolhas pouco ousadas da presidente.

- Dilma está sempre sóbria e aposta nos tons pastéis. O tailleur, por exemplo, é uma boa opção para disfarçar a silhueta. Além disso, a presidenta tem de passar um ar de seriedade e de segurança, por isso o uso das cores mais neutras.

Mesmo com toda a rigidez que o mais alto posto da política brasileira exige, Dilma poderia apostar em peças mais femininas e mesclar pesos de tecidos, cores e até usar estampa ou outra, como aponta o professor da Faap.

- Existem eventos mais à vontade, em que ela precisa estar com uma roupa mais despojada. E, nestes momentos, Dilma poderia arriscar mais, tornando-se um grande símbolo da moda no Brasil.

Andréia concorda com ele. De acordo com a consultora, a presidenta recorre sempre aos mesmos recursos. Repete-se nas cores, nos tecidos e nos caimentos das peças.

- Nós não vemos Dilma de vestido, coisa que a Michelle usa muito. Ela é clássica e prefere uma moda mais esperada. Não deixa de ser elegante, mas não se pode esperar grandes surpresas.

Veja galeria com o estilo de Dilma e Michelle

Enquanto a mulher de Obama usa e abusa do vermelho, do lilás, do azul, do verde e do amarelo, a política do PT foca nos tons de preto, cinza, bege e caramelo. Enquanto Michelle abusa das formas, explora seus braços torneados e seu colo impecável, Dilma usa mangas 3/4 e peças retas, que pouco modelam seu corpo. Enfim, são mulheres com estilos e tempos essencialmente diferentes, como lembra Andréia.

- Michelle usa um clássico pontuado com elementos contemporâneos. Já a presidenta aposta no clássico tradicional, sem ousadia de cores e de forma. Ela não acerta, mas também não erra.

Nenhum comentário: